Informações úteis para você se manter atualizado.
O calor intenso em algumas regiões do Brasil, leva parte da população a se planejar para instalar ar-condicionado em casa. Seja na sala, seja nos quartos, o aparelho torna os ambientes mais agradáveis, confortáveis e aconchegantes. Mas, com isso bate a dúvida, onde instalar o ar-condicionado?
Para começar, é realmente muito importante saber onde instalar o ar-condicionado, tanto para a eficiência do aparelho, quanto para a preservação da vida útil do mesmo. Confira nossas dicas nesse post.
Como escolher onde instalar o ar-condicionado?
Depois de muito tempo de pesquisa, finalmente você adquiriu o tão sonhado ar-condicionado, e é onde passamos para a etapa mais importante: a instalação! Pensando em preservar a performance do seu produto, assim como seu tempo útil de vida, é muito importante que a instalação seja feita sempre por profissionais credenciados, com isso você garante a escolha ideal do local assim como um serviço livre de dores de cabeça.
Ar-condicionado de Janela
Alguns edifícios já vêm com a estrutura pronta para colocar o ar-condicionado de janela. Assim, essa instalação torna-se mais simples já que, normalmente, esse tipo de aparelho não necessita da ajuda de um técnico especializado.
Neste caso, é necessário analisar se o aparelho ficará preso ou limitado por algum móvel ou objeto. Para que ocorra um bom funcionamento o indicado para esse modelo de ar-condicionado é a instalação a uma altura entre 1,5 e 1,8 do piso e das laterais, além de um afastamento mínimo de 50 cm em relação a qualquer canto de parede.
Ar-condicionado Split
Caso você vá instalar um ar-condicionado split, é importante checar a estrutura disponível. Dentro do cômodo, é importante que ele não fique em um espaço apertado ou fechado, onde a saída de ar possa ser obstruída, para que consiga trabalhar de maneira satisfatória, sem esforço da máquina. Leve em consideração as distâncias entre as unidades interna e externa de, no mínimo, 1 metro e, no máximo, 15 metros de tubulação entre elas, além dos 5 metros de desnível.
Na parte externa, é preciso analisar se a condensadora não receberá a incidência forte de sol, chuva ou maresia, e ainda se tem ventilação adequada.
Você pode, também, chamar um técnico para te ajudar a saber melhor onde instalar o ar-condicionado: analisar se as tubulações até a condensadora são do tamanho ideal, se há obstáculos na parede e, ainda, se a estrutura suporta o peso do ar-condicionado.
Algumas construções mais novas já vêm com essa possibilidade pronta – aí só é preciso verificar no manual do usuário o tamanho da tubulação necessária para o seu ar-condicionado.
Listamos o diâmetro do tubo em relação aos BTUs, confira;
Qual a melhor posição para instalar o ar-condicionado?
Para seu conforto e sua saúde, é importante que você não receba diretamente o vento que sai do aparelho. Você pode realizar a instalação do ar-condicionado, por exemplo, acima da cama, do sofá ou da janela.
Na parede, o ideal é que o ar-condicionado seja instalado de maneira centralizada – para que ele distribua o frescor de maneira mais uniforme. Mas atenção, é importante considerar que as especificações de instalação variam de acordo com cada modelo, seja ar-condicionado split ou modelos de ar-condicionado janela.
Gostou do conteúdo? Compartilhe